Empresa de Segurança Patrimonial e Portaria Virtual

Atendimento : Seg.-Sex. (8:00 - 18:00)

Campinas Campinas!(19) 3237-4612
São Paulo São Paulo!(11) 3791-6137
Taubaté!(12) 3426-7804
Atibaia!(11) 2427-2470
WhatsApp (19) 98318-0965

Acidentes em de Casa: confira quais os mais comuns e como evitá-los

Acidentes em de Casa: confira quais os mais comuns e como evitá-los 6 set

Acidentes dentro de casa são muito comuns, porém grande parte deles podem ser evitados se tomarmos medidas simples. Confira aqui algumas dicas de como prevenir acidentes em casa.

Acidentes Comuns:

  • Cortes
  • Quedas
  • Choques
  • Intoxicação
  • Afogamentos
  • Queimaduras

Como se Prevenir Contra…

Cortes

Cuidado ao cortar alimentos

Um dos tipos de acidentes que acontecem dentro de casa e são os mais comuns e que podem acontecer com moradores de todas as idades porém, vale lembrar que, devemos manter objetos afiados ou pontiagudos fora do alcance das crianças.

Sendo assim, uma dica boa e algumas travas nas portas e gavetas dos armários na cozinha. O que vai evitar também bagunça das crianças, se tentarem abrir qualquer um desses citados.

No caso dos idosos, a dica é observar sempre quando estão manuseando esses objetos e se estão utilizando corretamente para evitar qualquer acidente.

Quedas

Cuidado para não escorregar dentro de casa, use tapetes antiderrapantes

Uma das causas de morte mais comuns e graves envolvem idosos e crianças. Pesquisas apontaram que, cerca de 90% dos acidentes que ocorrem dentro de casa, são causados por quedas.

Portanto, devemos estar sempre atentos ao ambiente onde circulamos, principalmente quando temos idosos e crianças pequenas em casa.

A organização é um fator muito importante, evite deixar brinquedos e objetos fora do lugar.

Prefira ter um cantinho de brinquedos fora da área de circulação e eduque as crianças para guardarem os brinquedos após utilizá-los.

Tapetes

Na sala evite tapetes que não sejam antiderrapantes também e instale corrimãos onde achar que tem essa necessidade. Ele pode salvar de um tombo na escada ou no banheiro.

Se morar em casas onde tem janelas e varandas no segundo andar, não esqueça de dar atenção para esses casos também,  principalmente para proteger crianças e animais de estimação.

Não apenas isso…O banheiro também é um local onde muitos acidentes acontecem. Tenha sempre tapetes antiderrapantes, tanto dentro do box como fora dele.

A iluminação também tem sua porcentagem nessas estatísticas de tombos dentro de casa. Mantenha tudo bem iluminado, principalmente, onde há desníveis e escadas. 

Choques

Protetores de Tomadas são essenciais para evitar acidentes em casa.

Quem nunca levou um baita choque em tomadas, ao acender a luz?

Mas essa também é uma das maiores causas de um acidentes em casa e pode acontecer com qualquer morador, independente da idade.

A dica: sempre que  for utilizar os eletrodomésticos é essencial que os desligue depois do uso e nunca puxar da tomada pelo fio, prefira segurar na base para evitar acidentes.

Uma outra dica é NUNCA mexer com nada que utilize a energia quando estiver descalço, principalmente máquinas de lavar e tanquinhos.

O choque pode matar nesses casos.  Esteja calçado ou coloque sempre um chinelo de borracha, use algo nos pés de qualquer forma.

E claro, uma dica que pode ser óbvia, mas pode acontecer: deixar alguma fiação solta ou exposta.

Se tiver crianças que estão na fase de engatinhar, coloque protetores de tomada. Você deve saber como são as crianças nessa fase… Melhor prevenir. 

Afogamentos

Evite afogamentos na piscina de casa

Se tiver piscina em casa, redobre a atenção. Você pode simplesmente cobrir essa piscina quando não estiver usando.

Existem telas próprias para isso e evitará que qualque pessoa caia na piscina, inclusive bichinhos de estimação.

Quando estiver utilizando essa área de lazer, não descuide das crianças. A dica é sempre ter uma adulto acompanhando, mesmo que a criança esteja de boia.

Mas, dependendo do tipo de boia, também podem acontecer acidentes. Melhor não descuidar.

O cuidado deve ser estendido a adultos que não sabem nadar ou que ingeriram muito álcool durante eventos festivos. Todo cuidado é pouco quando o assunto é a segurança de quem amamos.

Queimaduras

Um dos grandes perigos no caso das queimaduras está no fogão. Sim, a cozinha é o local da casa onde pode acontecer muitos acidentes: quedas, choques, cortes, intoxicação e claro, as dolorosas queimaduras.

Os casos de queimaduras domésticas também são muito comuns, você pode se distrair e encostar em uma fôrma ou panela quente enquanto cozinha. Mas isso é o de menos….

A maioria dos acidentes com queimaduras graves atingem crianças, que podem adentrar na cozinha em um momento de descuido, virar as panelas que estão no fogão em cima delas mesma, puxando pelo cabo.

Por isso é importante sempre  manter os cabos das panelas virados para dentro do fogão, evitando que a criança alcance os cabos. Essa é a principal forma de evitar queimaduras em crianças.

Porém, existem outros perigos como caixas de fósforo, acendedor de fogão e outros eletrodomésticos que esquentem, como torradeiras e similares. Atenção a todos eles. 

Intoxicação

A intoxicação pode acontecer de várias formas…

Uma delas é com a ingestão de produtos de limpeza, também muito comum com crianças pequenas.

Guarde muito bem os produtos de limpeza. Evite lugares de fácil acesso para as crianças, coloque travas em tudo que puder para dificultar esse acesso.

Guardar em locais altos também é uma forma de evitar que as crianças peguem. E lembre-se de JAMAIS colocar produtos de limpeza em outras embalagens, isso pode causar confusão entre qualquer membro da família.

Caso ocorra ingestão de produtos químicos, é imprescindível levar a criança imediatamente para o hospital mais próximo. Ou centro de saúde, postinhos… o que tiver na sua cidade.

E não se esqueça de levar a embalagem do produto para os médicos saberem exatamente o que a criança ingeriu.

Gás Natural

Outro meio de sofrer intoxicação dentro de casa é pelo gás natural. Se inalado em grandes quantidades causará morte. Por isso, verifique se o fogão está desligado após seu uso.

Verifique também o forno. Já vimos relatos de pessoas que esqueceram de desligar o forno depois de utilizá-lo.

Se a chama se apagar, a casa estiver totalmente fechada e você estiver dormindo…. Será difícil reverter a situação.

Isso sem falar em possíveis explosões, o que pode acontecer ao acender uma simples lâmpada caso haja vazamento no local.

Deixe sempre uma janela com uma frestinha para diminuir as possibilidades de explosão e intoxicação.

Com esses cuidados simples, sua casa pode se tornar muito mais segura, trazendo mais proteção para você e toda sua família e visitas.

Câmeras de Segurança

Em todo caso, é sempre bom ter alguns truques a mais caso algo aconteça, por isso não descarte a ideia de colocar algumas câmeras de segurança em casa.

Hoje, a tecnologia permite que você acompanhe tudo do seu smartphone! Pode ser uma boa aliada em caso de viagens onde alguns membros da família estejam em casa. 

Por hoje é só. Espero que você tenha gostado….. Se gostou e acha que esse post pode servir pra outras pessoas, compartilhe!

Segurança nunca é demais para quem você se importa!

NOSSAS REDES SOCIAIS

FACEBOOK

INSTAGRAM

LINKEDIN

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

dois × 2 =

WhatsApp chat