7 características fundamentais para um profissional de segurança

Com o crescente número da criminalidade no nosso país, a preocupação com segurança está cada vez mais presente no pensamento da população.

De acordo com a secretaria de segurança do estado de São Paulo, entre 1999 e 2015 foi registrado um aumento de 20% no número de roubos e furtos.

Considerando esses e outros dados sobre segurança, tanto a população como as empresas têm buscado melhorar cada vez mais seus sistemas de segurança.

Levando isso em conta, o processo de recrutamento para profissionais é extremamente importante, e alguns pontos devem ser levados em conta:

 

  • Apresentação Pessoal

Postura, higiene e aparência física. São pontos fundamentais na área de segurança.

Por se tratar de um assunto sério, a postura do profissional deve ser ponto básico na seleção. Perfil mais sério, e dedicado ao objetivo da profissão.

 

  • Simpatia

Apesar de ser necessário uma postura mais séria, o profissional deve sempre lidar com simpatia e cordialidade. Fazendo com que as regras sejam seguidas sem que isso cause maiores problemas.

 

  • Disciplina

O profissional deve sempre zelar pelo total cumprimento das regras. Um quesito crítico na profissão, é a jornada de trabalho de 12 horas em um dia, o que torna um pouco mais difícil a atenção durante todo o período.

Isso exige uma disciplina do funcionário, para que tudo ocorra da maneira adequada.

 

  • Atenção total

O profissional de segurança deve estar sempre atento a tudo que ocorre ao seu redor. Funcionamento dos portões, luzes, portas e janelas. São pontos que não podem ser ignorados pelo segurança.

Boa memória fotográfica também é muito importante. Guardar fisionomias, e reconhecer sempre as pessoas com as quais lida são características fundamentais.

 

  • Sigilo

O profissional de segurança, deve sempre manter em sigilo todas as informações que recebe. Zelando pela integridade dos moradores.

Não fazer comentários sobre a empresa que trabalha, ou sobre as posses de seus clientes.

Sempre desconfie de um profissional que “fala demais”.

 

  • Boa comunicação

Um bom profissional deve tanto falar quanto escrever de maneira clara e objetiva, afim de evitar ruídos de comunicação.

Se expressar de maneira clara e objetiva, e em um tom adequado, nem muito baixo, nem muito alto.

E além da forma como se expressa, é necessário também se atentar a como o profissional recebe as informações. Entendendo claramente o que lhe foi passado.

 

  • Capacidade de reação

O profissional deve ser ágil para lidar com situações adversas, sua capacidade de reação é extremamente importante para que evite quaisquer problemas.

Todos os procedimentos devem ser executados com calma e eficiência para resolver qualquer situação que ocorra.

 

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