De acordo com o Secovi, O Sindicato da Habitação na Internet, a folha de pagamentos e os encargos são os maiores custos no condomínio.
E, com os dados analisados por algumas empresas de administração de condomínios, é possível ver onde dá para economizar e diminuir essas despesas e, para isso, basta tomar algumas providências simples.
É o que veremos a seguir.
Quadro de Funcionários

Vamos citar um exemplo, vamos imaginar um condomínio que tem 3 porteiros: um para a parte da manhã, um para a tarde e um para a noite.
E ainda tem o zelador, que costuma ser o funcionário mais caro do condomínio pois precisa trabalhar mais para cobrir as folgas do porteiro.
Diminuir a troca dos funcionários também seria uma boa alternativa para ajudar a evitar gastos com indenizações e até mesmo processos trabalhistas.
Sendo assim, fica difícil de economizar nas Contas do Condomínio, concorda?
E claro, demissões também representam mais gastos no final das contas, além do condomínio ainda correr risco de processos trabalhistas, o que trará mais gastos ainda.
Afinal, contratar outras pessoas sai mais caro e ainda é improdutivo pois será preciso treinamento para ajustar a pessoa a equipe.
Solução
E se você tivesse a oportunidade de ter apenas 1 funcionário cuidando da portaria, apenas no horário comercial, para economizar nas Contas do condomínio?
Com certeza os gastos seriam bem menores do que ter 3 pessoas para cuidar desse serviço.
Pense bem, pra que ter 3 pessoas se o horário que mais tem movimento é sempre o horário comercial?
Como daria para Economizar nas Contas do Condomínio com 3 porteiros?
Com as opções disponíveis hoje, seu condomínio precisaria apenas de alguém para ficar no horário comercial para receber encomendas, pessoal que prestam serviço para os condôminos e pronto.
Tecnologia

Graças à tecnologia, hoje seu condomínio pode diminuir os custos, possibilitando até guardar dinheiro para aplicar em outras áreas do condomínio que precisam de atenção.
A solução é a portaria virtual, onde é necessário apenas 1 funcionário cuidando de tudo durante o horário comercial.
Em poucos meses o condomínio terá recuperado o dinheiro investido na implementação da portaria remota e começa a economizar.
Se colocar na ponta do lápis, verá que é uma alternativa excelente para o condomínio e os condôminos também, claro.
Segurança

Com a portaria inteligente, o condomínio sai ganhando não só na questão da economia mas, também, na questão da segurança.
Após implementada a portaria virtual, todo condômino terá acesso eletrônico, através de tags, chaveiros ou cartões magnéticos.
Tem até acesso por biometria, onde o condômino só precisa pressionar o dedo no local indicado para entrar em casa.
Para entrar na garagem o processo é o mesmo: todo condômino terá seu controle ou sua tag instalada no carro para permitir o acesso ao interior do condomínio.
Acesso Geral

Mas e quanto aos visitantes fora de horário comercial e aos finais de semana? Como irão poder entrar no interior do condomínio?
Muito simples. A portaria virtual tem funcionamento remoto, 24H. Sempre que chega alguém ao condomínio, a pessoa é atendida por um profissional que fica em uma central 24H.
Sempre que alguém chega e toca o interfone, esse interfone é atendido por uma dessas pessoas que ficam na central 24H.
O processo é o seguinte: a atendente pegará os dados do visitante e entrará em contato com o condômino.
Caso haja a liberação do visitante, a atendente abre o portão automaticamente, mesmo de longe.
Tudo é monitorado por câmeras o tempo todo. E, na hora de sair, em alguns casos é preciso interfonar novamente para a central para que haja a liberação.
Tudo feito com muita segurança, protegendo a todos: os condôminos e os seus visitantes.
Se tiver alguma dúvida quanto a valores e como funciona a implementação, entre em contato!